Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor.

" Todo brasileiro , mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do índigena ou do negro."
    Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala.


Identificação do Projeto

Tema: Educação não tem cor.
Tempo de execução: Mês de novembro de 2011
Culminância: Dia 27 de novembro
Caracteristica: Projeto Interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física.

1- Bloco Temático
* História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?
* Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?
* Educação, Ética e Etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

1-2- Conteúdo Foco
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência  da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito a diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica ou cultural trazida pela influência africana.

1-3- Série a que se destina
Ensino Fundamental.

2- Problema

Historicamente,  o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissa diante da discriminação e do racismo que atinge a população Afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.

3- Justificativa

Comemorar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir as diferenças e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a violência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

4- Objetivos
* Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
* Entender e valorizar a identidade da criança;
* Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
* Trazer a tona, discussões, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente a realidade social em que vivemos.

5- Desenvolvimento

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvida na sala de aula por meio de atividades para sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e / ou vídeos, experimentações e leituras.
* Danças;
* Desfile da beleza negra;
8 Mesa, utensílios usados pelas comunidades negras;

6- Fechamento do Projeto

8 Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como Legislação, Tolerância, Direitos e Deveres, elc,
* Desenvolvimento de Valores - Conceitos e Procedimentos;
* Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
 No final, sempre com a orientação doprofessor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividaes várias atitudes e valores éticos e humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.
Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados num mural que faremos na escola, para possível visita dos pais que infelizmente, não tem muita disponibilidade para vir a escola, então, estarei mostrando e comentando estes trabalhos com eles no dia da reunião de pais.

 7 - Avaliação:

A Avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma continua e diagnostica, com a intenção primordial de rever a própia prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem- se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades ( de acordo com as peculiaridades de cada aluno no decorrer do projeto).

8  -  Considerações Finais

 O trabalho de Educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa  se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de se mesma e ter modelos que confirmem essa expectativa.
O projeto visa  a alegria e a Majestade da cultura Africana, tudo como deve ser sem constrangimento nem equívocos.
Portando, esse projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.

9 - Referências para desenvolvimento do Tema com as Crianças

* Brasil, diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro Brasleira e Africana, Secretaria Especial de Políticas e Promoção de Igualdade Racial: MEC, 2005, pág 35.
* Revista Nova Escola, vários Autores, São Paulo / SP , Edição de Novembro - 2004 / 2005.

* Rocha, Rute, Otávio. Declaração Universal dos Direitos Humanos, São Paulo/ SP, 2004.

 Baseado no projeto disponível em: http://projetosrealizadosem2009.blogspot.com/2010/10/projeto-consciencia-negra-educacao-nao.html